quarta-feira, 18 de junho de 2008

Trabalho sobre figurino

O papel do figurinista na atualidade

A roupa precisa se adequar ao nosso corpo e em alguns casos somos nois que precisamos nos adequar a ela. A indumentária procura “reproduzir” a nossa forma corporal, que é tridimensional. Para isso ela deve respeitar as articulações do nosso físico combinado com as matérias primas adequadas pra se projetar-la, molda-la e só então construí-la.
O figurinista ajuda na interpretação e na integração dos elementos artístico de uma determinada encenação por meio da indumentária. Pra ser bem sucedido, ele precisa entender a estrutura e a base da roupa, antes de tudo. Afinal, a roupa vai vestir um corpo. Precisa entender, antes de tudo então funciona essa estrutura. Pois é com isso que ele vai dar alma, possibilidade de movimento e até modificar ou exaltar, de acordo com a proposta que ele quer atingir, certos aspectos do corpo com o qual ele está trabalhando.
O trabalho do figurinista não é um trabalho solitário. Ele precisa estar em harmonia com os outros elementos da cena e com o próprio ator. Não adianta apenas criar uma roupa linda. Ela tem que dizer alguma coisa, se adequar ao personagem e ao ator na narrativa em questão. Como ele precisa atingir um público e ao mesmo tempo estar entrosado com o resto da equipe, não necessariamente ele precisa ser 100 % fiel a uma época ou situação. Vale a licença poética pra transmitir, por meio de símbolos e imagens algo à mais no processo de construção da personalidade e do personagem.
Para tudo isso, ele precisa ser um bom observador e aprender a desenvolver a sensibilidade por meio de muita pesquisa e estudo.

Nenhum comentário: