sábado, 21 de junho de 2008

Pin up / Rosana e Tainá






















Uma pin-up é uma modelo cujas imagens sensuais produzidas em grande escala exercem um forte atrativo na cultura pop. Destinadas à exibição informal, as pin-ups constituem-se num tipo leve de pornografia. As mulheres consideradas pin-ups são geralmente modelos e atrizes.
Pin-up também pode se referir a desenhos, pinturas e outras ilustrações feitas por imitação a estas fotos. O termo foi documentado pela primeira vez em inglês em 1941; contudo, seu uso pode ser rastreado pelo menos até a década de 1890. As imagens “pin up” podiam ser recortadas de revistas, jornais, cartões postais, cromo-litografias e assim por diante. Tais fotos apareciam freqüentemente em calendários, os quais eram produzidos para serem pendurados (em inglês, pin up) de alguma forma. Posteriormente, posters de “pin-up girls” começaram a ser produzidos em massa.
Muitas “pin ups” eram fotografias de celebridades consideradas sex symbols. Betty Grable foi uma das mais populares dentre as primeiras “pin-ups”. Um de seus posters tornou-se onipresente nos armários dos soldados norte-americanos durante a Segunda Guerra Mundial. Outras pin-ups eram trabalhos artísticos, freqüentemente representando versões idealizadas do que alguns imaginavam ser a representação de uma mulher particularmente atraente. Um exemplo antigo do último tipo foi a Gibson girl (garota de Gibson), desenhada por Charles Dana Gibson. O gênero também deu origem a vários artistas especializados, tais como Gil Elvgren (nossa inspiração), Alberto Vargas, George Petty e Art Frahm.
Hoje em dia, homens também podem ser considerados “pin ups” e existem equivalentes masculinos de modelos e atores atraentes como Brad Pitt. O termo equivalente, nesta acepção, é “beefcake” (algo como bofe, em gíria brasileira).
Em anos recentes, ilustradores (a saber, Rion Vernon), têm explorado pin-ups de modo mais radical. Vernon, criador do termo "pinup toons", fundiu a clássica garota pin-up com os reinos da HQ e da caricatura. Em publicações profissionais para fãs de filmes e séries de televisão, uma pin-up pode representar uma fotografia posada dos atores ou atrizes do assunto em pauta, mas pode também exibir cenas específicas especialmente fotografadas para fins de divulgação (os chamados stills). * Texto tirado do wikipedia

Para fazer o nosso trabalho usamos como inspiração as ilustrações do livro de Gil Elvegren - The complete pin-ups. Usamos como referência 3 imagens do livro e com isso construimos um look unico. A blusa é de veludo molhado por ter um toque macio além de ser um tecido atual que tem elastano. Ela é versátil,podendo ser usada tanto no dia-a-dia por ser conrfortável como em
ocasiões mais formais pois o veludo também é um tecido elegante por excelência.
O corpete é usado para definir a cintura e deixar o look mais sensual. Ele é feito de algodão com apliques de renda que remetem a lingerie, não foi usado entretelas, nem barbatanas rígidas para maior conforto na roupa. A saia é de microtule que é um tecido com transparência com apliques de babados do mesmo tecido. a escolha da modelagem e da transparência da saia, junto com a calcinha foi escolhido pra dar o ar caricato de pin-up.





Nenhum comentário: