segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Tainá / Trabalho de cultura visual




Justificativa

A releitura> Minha releitura para o filme “A Baronesa Transviada” se passa na Grande São Paulo dos dias de hoje. Mais precisamente no bairro da Liberdade, local onde predomina a cultura japonesa. Gonçalina, é uma jovem descolada e ultra moderna que ama cosplay, animê, j-pop e tudo o mais que remete à cultura pop japa atual. Ela trabalha de manicure num salão especializado em nail art e lá ela tem liberdade de expressar sua personalidade, usando cabelos coloridos, piercings botas, etc.
Quando ela descobre que na verdade é filha de uma baronesa muito rica, sua vida muda completamente e ela finalmente pode realizar seu grande sonho de ser cineasta. A casa da falecida baronesa fica num bairro chic de São Paulo. É uma mansão super sofisticada e de decoração minimalista, assim como os membros da residência. O que contrasta com o visual over de Gonçalina.
Ela tentará se adaptar a essa nova realidade para ser bem aceita em sua nova família, chegando inclusive à pintar seu cabelo de cor normal. Como seu corte era todo assimétrico, o resultado, até crescer não fica lá tão bom. Gonçalina no entanto não perdeu sua personalidade e é quando está presente no set de filmagem, engajada com seu trabalho, que usa toda sua criatividade nas roupas. Só que, devido as mudanças bruscas que sofreu em sua vida, suas roupas ganharam também um toque de maturidade. Já não é mais uma adolescente e sim uma jovem adulta realizada.

Referências> Cultura pop japonesa, cidade grande, dias atuais.

Observações Finais> Apesar de Gonçalina passar por diversas mudanças e isso se refletir em seu guarda-roupa, ela segue mantendo sempre um quê da sua personalidade alegre e moderna em suas roupas. Dá preferência por saias acima do joelho, bem femininas e que valorizam suas belas pernas e no gosto pelas cores vivas e misturadas entre si.