sexta-feira, 30 de maio de 2008

ética e cidadania/ trabalho np1/ Tainá

Nome: Tainá Mazaracki Martins
Professor: Aguinaldo Conrado
Curso: Artes

História em quadrinhos cult

A idéia> Minha proposta seria uma história em quadrinho única e totalmente estilizada,com desenhos elaborados, feita a mão e por um único artista (desde o encadernamento até a pintura). Não haveria nenhuma cópia dela, ela circularia de mão em mão em um evento especial promovido pelo próprio artista. O objetivo desse evento é propor um dialogo sobre o papel da arte nos dias de hoje e um vernissage onde mostraria parte de suas obras. Além de o conteúdo da história em quadrinhos funcionar como uma breve menção sobre o tema que o artista quer discutir, ela nos mostra que podemos encontrar meios para nos adaptarmos a arte aos dias de hoje sem que esta seja uma arte menor ou pior. O artista tornou a revistinha em obra de arte (que eu consideraria uma forma de reprodutibilidade técnica, já que normalmente de uma revista comum se fazem várias cópias para se vender) à partir do momento em que ele produziu ela artesanalmente e esteticamente elaborada, focada nos desenhos. E principalmente, ele garantiu que ela não tivesse cópia. Queria que ela fosse única e vista apenas por um seleto número de pessoas. Criou pra isso a vernissage onde ela seria a obra principal.

O roteiro e conteúdo da história> Um artista resolve participar de um concurso para expor seus trabalhos num museu conceituado. Então, ele senta calmamente em seu ateliê e tenta criar alguma coisa em nanquim e aquarela. Tem que ser "a Obra", afinal, ele quer muito ganhar esse concurso. Faz um esboço, amassa, outro esboço, amassa. Tempo depois ele olha para a lixeira e vê aquela pilha imensa de bolinhas de papel, fica angustiado e sai para espairecer e buscar inspiração.
Caminhando por um bosque, ele observa aquela natureza incrível e fica cheio de alegria. Começa a ter várias idéias legais, volta correndo para sua casa e faz, finalmente um lindo desenho. Finalmente pode participar!
Uma semana depois ele descobre que ganha o primeiro lugar. Radiante, olha a pilha de papel que ainda está em sua lixeira, acima, uma estante de livros, cds e DVDs. Começa a pensar nos dias de hoje, na arte atual e acaba levando seus pensamentos pra antiga Grécia. Onde as estátuas eram feitas de um só bloco de mármore. Compara, seus papeis com os blocos e sua arte com as estatuas, orgulhoso.

Conclusão> Somos seres em constante evolução. Estamos, acredito, na medida do possível sempre tentando progredir positivamente. Conforme vamos "reinventando" a forma de enxergar a vida, para encara-la precisamos encontrar meios de adequar as coisas que estão ao redor à essas mudanças. Isso tanto em aspectos tangíveis como intangíveis. A arte também acompanha essas diversas mudanças e se adapta ao momento em que estamos vivendo, as nossas necessidades. Pra mim o atual aspecto da arte nada mais é que uma dessas evoluções. No caso, ela está acompanhando todo esse avanço tecnológico, internet, globalização e as mais diversas facilidades que temos hoje em dia. Ao longo do séc. XX essas mudanças foram muito bruscas e extremamente rápidas, com isso os artistas realmente tiveram que se desdobrar para acompanharem essa evolução. Surgiram então, o surrealismo, dadaísmo, a agregação do cinema e da fotografia como forma de arte, pop art, arte conceitual, arte digital e por ai vai. Apesar de nova e repaginada, não quer dizer que essas novas visões da arte sejam menor, ou vazias. Talvez sejam apenas uma outra forma de se enxergar a arte. Talvez se ela não acompanhar essas mudanças, ai sim ela deixe de existir.

Trabalho de indumentária I/ Figurino de época/ Grécia Antiga


Personalidade/ Tirésias

Existem, na verdade mais de uma versão sobre o mítico Tirésias, mas pode-se dizer que esse tebano, antes de mais nada, era um homem experiente e extremamente sábio. Isso se deve a sua vasta experiência de vida. Uma de suas historias diz que ele pôde experimentar a essência e anatomia de ambos os sexos (masculino e feminino) pois viveu parte de sua vida como uma mulher, transformado quando matou uma cobra fêmea. Teve contato com os deuses do Olimpo e sofreu com a ira deles (motivo pelo qual ficou cego),
assim como também recebeu recompensas valiosas. Uma delas foi o dom, da vidência, de prever o futuro.
Em Édipo-rei, ele aparece, por causa disso, como um homem muito seguro de si. Tirésias não tem medo de se impor, sabe que tem a verdade com ele e que é ela que irá prevalecer no final. Ele pode falar o que pensa, mesmo que isso implique em ir contra o próprio rei.
Talvez por essa extrema segurança, somada ao fato de não estar falando com Édipo por vontade própria e sim por ter sido convocado ao Paço, ele aparece também como um homem sem paciência e mal-humorado, meio rude até. Pode ser que também que seja por estar bem velho e cansado, afinal, dizem que ele viveu 7 gerações a mais que uma pessoa normal.
Ele era um homem super respeitado em sua terra natal e seu oráculo um dos mais respeitados. Ele lutava e aparecia na tragédia como defensor da antiga religião, em decadência na época.

Trabalho de ética. Rosana

O texto de Walter Benjamim discute a obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. Em épocas anteriores a experiência da obra de arte era condicionada por sua aura, isto é, como o momento captado, o aqui e agora que constitui a autenticidade da obra na medida em que é "única". Benjamin coloca na exponibilidade um valor de preservação, reconhecendo o valor do culto, mas atribuindo a expansão da obra à capacidade de reprodutibilidade técnica. No “Camundongo Mickey” o que autor chama de “eclosão precoce e saudável da psicose de massa” mais parece a luta incessante entre o saber e a ignorância, transformando a capacidade crítica, um atributo de poucos e selecionados mortais. Benjamin defende a idéia de que nossa percepção pode ser direcionada pelos meios de comunicação de massa. A perda da sensibilidade da criatividade, o consumo rápido da mensagem pré-estabelecida em prejuízo da reflexão, maturação e compreensão da imagem. A assimilação do que “devemos ver” em lugar do que “somos capazes de perceber”.
A minha idéia é fazer stickers (adesivos). Cada adesivo seria único pois não existiria desenho repetido, além disso seriam feitos manualmente. Esses teriam a minha assinatura de caneta alto relevo que faria com que eles não pudessem ser reproduzidos tecnicamente de maneira perfeita. Pois se esses sticks não tivessem a assinatura em alto relevo qualquer pessoa poderia reproduzir pelo computador,scaneando e imprimindo esses adesivos, ja com esta assinatura a até poderiam copiar no computador mais não ficaria esteticamente igual ao original, assim não teria como enganar alguém vendendo uma coisa que não é original como se fosse, com isso a obra manteria a sua autenticidade mesmo existindo formas de se reproduzir tecnicamente, pois quem adimira o artista quer comprar o original, estes teriam preços acessiveis fazendo com que não existisse grandes diferenças entre o preço do original e uma possivel tentativa de copia, que na minha opnião é um dos motivos das reproduções de artes, para que elas fiquem mais acessivel a grande massa da população.

maquete de artes cênicas do livro edipo rei




Esta maquete foi feita em escala 1:25 do teatro Carlos Gomes,RJ. Fizemos colunas com os temas gregos e dividimos em tres partes as figuras para ser detribuida nas tres colunas, em cada coluna havia quatro fotos cortadas que quando botasse as outras colunas com a mesma foto se transformava em uma foto inteira elas foram tratadas no photoshop para ter um efeito diferente e bem colorido. No chão nós dividimos em tres cores que representavam os caminhos que poderiam ser escolhidos. O preto representa as trevas,o vermelho representa o sangue e a paixão e o roxo o lado mistico e sabio.

segunda-feira, 26 de maio de 2008

Tainá


Taináaaaaaaaaaaaaaa xDDDDDDDDDDDDDDDD