sexta-feira, 30 de maio de 2008

Trabalho de indumentária I/ Figurino de época/ Grécia Antiga


Personalidade/ Tirésias

Existem, na verdade mais de uma versão sobre o mítico Tirésias, mas pode-se dizer que esse tebano, antes de mais nada, era um homem experiente e extremamente sábio. Isso se deve a sua vasta experiência de vida. Uma de suas historias diz que ele pôde experimentar a essência e anatomia de ambos os sexos (masculino e feminino) pois viveu parte de sua vida como uma mulher, transformado quando matou uma cobra fêmea. Teve contato com os deuses do Olimpo e sofreu com a ira deles (motivo pelo qual ficou cego),
assim como também recebeu recompensas valiosas. Uma delas foi o dom, da vidência, de prever o futuro.
Em Édipo-rei, ele aparece, por causa disso, como um homem muito seguro de si. Tirésias não tem medo de se impor, sabe que tem a verdade com ele e que é ela que irá prevalecer no final. Ele pode falar o que pensa, mesmo que isso implique em ir contra o próprio rei.
Talvez por essa extrema segurança, somada ao fato de não estar falando com Édipo por vontade própria e sim por ter sido convocado ao Paço, ele aparece também como um homem sem paciência e mal-humorado, meio rude até. Pode ser que também que seja por estar bem velho e cansado, afinal, dizem que ele viveu 7 gerações a mais que uma pessoa normal.
Ele era um homem super respeitado em sua terra natal e seu oráculo um dos mais respeitados. Ele lutava e aparecia na tragédia como defensor da antiga religião, em decadência na época.

Nenhum comentário: